Hackatona KiCad

Muitos hardwares abertos e livres existentes hoje foram projetados com ferramentas fechadas. O principal motivo disto é a falta de maturidade das ferramentas de EDA baseadas em software livre disponíveis para projeto de placas eletrônicas.

Mas este jogo está virando com o KiCad!

O KiCad vem sendo desenvolvido desde 1992 por seus criadores origniais, mas foi em 2006 que o projeto começou a ganhar uma comunidade de desenvolvedores global. Um novo forte impulso veio em 2012 quando o CERN entrou oficialmente para contribuir com a ferramenta, no contexto da iniciativa Open Hardware iniciada pelo grupo BE-CO-HT liderado por Javier Serrano.

O e-HAL contará com a presença de 2 membros do CERN envolvidos no desenvolvimento do KiCad: Tomasz Włostowski, criador do projeto White Rabbit no CERN e desenvolvedor da feature "Push & Shove" do KiCad, e Maciej Sumiński (Orson), programador dedicado em tempo integral para o desenvolvimento do KiCad no CERN.

Se você topa o desafio de tornar o KiCad uma ferramenta competitiva com as existentes no mercado, venha para o e-HAL e participe desta Hackatona!

Uma preparação para a Hackatona está sendo feita pelo Garoa Hacker Clube. O tema e a dinâmica da Hackatona serão definidos pelos próprios participantes. As discussões já estão rolando quinzenalmente às quartas-feiras de Setembro na Biblioteca do Garoa, a partir das 18h00, e também via IRC no canal #garoa em irc.freenode.net.